Este é o Caminho que o leva a Provence

Este é o Caminho que o leva a Provence

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O Poder regenerativo da espetacular Lavanda – Lavandula angustifólia


Sault, no coração da Provence, a morada real da Lavanda

Conheça o poder e a bravura da Lavanda e também o de outras duas plantas, o Alecrim e o Tomilho, que dividem parentesco muito próximo entre si - são todas membros da mesma família – as Labiadas, a família da Ervas Aromáticas.

O coração da Provence, a casa da Lavanda, está imerso em uma camada espessa de neve, é incrível poder observar de perto, o estado de completa hibernação dessas fabulosas plantas, em seu adormecimento anual natural – nem sempre com neve.

Quando a neve aparece, como neste inverno na Europa, elas agem então - silenciosamente - para derreter todo o gelo que as envolve, emergindo assim, lentamente, para fora do cobertor de neve que as envolve, dando a impressão de que não há como resistir a temperatura tão severa - mas elas vão aos poucos desabrochando e saindo de seus casulos.

A Lavanda em particular, cultivada em abundancia na região, mostra-nos a sua força de existência e seu poder de aquecimento interno com mais expressividade - ela expressa vida em abundancia nos tempos de adversidades. É uma planta que, com toda certeza, está provida de bravura e destemor - seus fantásticos recursos internos a transformam em uma planta de verdadeiro caráter heróico, que resiste e vence todo e qualquer obstáculo que a natureza possa lhe impor, desde o calor escaldante do verão ao rigoroso inverno que vem muitas vezes acompanhado de neve.

É uma planta símbolo de resistência, de força, de bravura, sem sombra de dúvidas. Há em seu interior um grande poder de auto-regeneração, pois utiliza sabiamente seus próprios recursos internos para vencer as provações que a vida lhe impõe, a cada estação do ano.

Com toda certeza, é esta a missão da Lavanda para com os seres humanos: ensinar o desenvolvimento da bravura, da resistência e da força interna, para serem usados em todos os momentos de grandes provações na vida, nas diferentes estações do ano, nas diversas situações de experimentação.

A Lavanda com certeza beneficiará muito as pessoas que precisam reforçar a sua capacidade de resistência, de bravura, para enfrentar as adversidades com as quais a vida freqüentemente as desafia e as coloca à prova.

 
 











Alecrim - Rosemarinus oficinalis
Tomilho - Thymus vulgaris


Texto e imagens: Vera Guedes O'Neill
Imagem - Mapa Provence - Marc Guitteny

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz com sua visita!!!!!!